A atuação das Ouvidorias nas Instituições é de grande importância. São muitas razões que justificam esta realidade, e aqui podemos destacar alguns aspectos claramente relacionados com a atuação das ouvidorias. Primeiramente, a maturidade da cultura organizacional, que por meio de seus dirigentes incentiva a implantação das Ouvidorias para reforçar o compromisso com a transparência e a integridade da instituição alinhados aos seus valores, missão e visão organizacional. Nesta linha, são instituídos mecanismos internos como as áreas de Ouvidorias como um componente organizacional estruturado para oferecer um espaço de atendimento com acolhimento, escuta ativa e orientação ao cidadão, seja ele um usuário/cliente consumidor de serviços públicos e privados ou um colaborador interno da instituição que manifesta seus anseios e direitos. A Ouvidoria aprimora a qualidade deste atendimento, bem como intensifica as ações de mediação e combate aos assédios em meio a dinâmica organizacional face às relações conflituosas entre líderes e liderados. É valido destacar que o papel do Ouvidor neste contexto espelha os fundamentos éticos da organização possibilitando deslocar a ética do discurso para a ética da prática gerando ações transformadoras à medida que estimula a autonomia do indivíduo e sua legítima participação social. Para tanto, lembramos que avanços e conquistas também cursam os desafios, dentre eles, a defesa permanente dos princípios de autonomia e independência das Ouvidorias, e o incentivo à capacitação profissional, conectividade entre os colegas ouvidores e iniciativas de pesquisas a fim de divulgar e fortalecer a atuação das Ouvidorias. Como fruto desta breve reflexão, elevamos nossos cumprimentos a todos os Ouvidores que celebram em 16 de março o Dia Nacional do Ouvidor. Uma data que celebra o reconhecimento do valioso trabalho dos Ouvidores afirmando o avanço das Ouvidorias no cenário brasileiro. Parabéns! Forte Abraço!
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Dia Nacional do Ouvidor – 16 de março /Lei Federal nº 12.632/2012.
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